Mais

Depoimentos de clientes, artigos e notícias; download de utilitários; glossário de Design, cadastro...

Glossário

A
 
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas.
http://www.abnt.org.br
Órgão responsável pela normatização necessária ao desenvolvimento tecnológico do país.
 
Agrupamento funcional
Eg. Distribuição lógica de instrumentos de informação e controle em um posto de trabalho, procurando manter próximos os que têm funções semelhantes. Num painel de comando, por exemplo, os dispositivos visuais podem ser dispostos na parte central, enquanto os botões rotativos ficam à direita e os sinais auditivos, à esquerda.
 
B
 
Boneca / boneco
Dg. Esboço que dá uma idéia do aspecto que terá uma publicação ou qualquer outro trabalho gráfico, depois de impresso. Mostra o conteúdo e a disposição das páginas, servindo depois para orientar a montagem da edição.
 
C
 
Cabeça-de-série
Dp. Primeira unidade do produto a ser fabricada, utilizada para testes finais
 
D
 
Dados antropométricos
Eg. Ou medidas antropométricas. Valores relativos a dimensões do corpo humano, representativos de determinados segmentos de uma população, obtidos por meio de pesquisas de campo.
 
---------------------------
 
Abreviaturas
Cg = Computação gráfica
Dg = Design gráfico
Dp = Design de produto
Dt = Design têxtil
Eb = Embalagem
Eg = Ergonomia
Gd = Gestão do design
Ln = Legislação e normas
Md = Moda
Mk = Marketing
Wd = Webdesign
 
Fonte desse glossário
Esse glossário reproduz o "ABC do Design", do SEBRAE_SP., em formato PDF, com termos selecionados conforme sua maior freqüência de utilização por empresas e prestadores de serviços de design, com vistas a contribuir para o diálogo, a compreensão e a interação empresário-designer.
Não apenas dentro de uma lógica de ajuste entre demanda-oferta por serviços de design mas,sobretudo, esperando auxiliar o pequeno e micro empresário a adquirir uma postura pró-ativa,crítica e estratégica sobre a utilização eficiente do design como ferramenta de agregação de valor a seus produtos e serviços, aproveitando seus benefícios de forma mais abrangente, como diferencial competitivo.
Entre os cerca de 300 termos apresentados encontram-se siglas, anglicismos e expressões utilizadas em diferentes campos de aplicação do design, evidenciando-se a horizontalidade da prática, assim como sua ligação tanto com atividades operacionais, quanto gerenciais, e suas interfaces com outras áreas, como o planejamento, o marketing e a engenharia de produção, entre outras.
Rua Barão do Guaíba, 762/02 • 90850-120, Porto Alegre/RS • nemmen@nemmen.com.br • (51) 3231.3073
Facebook Twitter Instagram